Vão amolar o boi!

Atenção ecólogos, ecologistas, ambientalistas e ecochatos: vão amolar o boi!

O marido da vaca, sua excelentíssima esposa, filhos e parentes capados, que não podem ser maridos de ninguém, são as maiores fontes de poluição da Terra.

Derivados de petróleo, combustíveis fósseis, queimadas da Amazônia, chaminés das indústrias, agrotóxicos e demais produtos químicos que ameaçam a humanidade não são nada perto do boi, da vaca, do touro e dos bezerros. Quem diria! O boi-sonso, a vaca de presépio, quietinhos, quietinhos, estão asfixiando a gente. Se bem que minha sogra sempre alertou: “É o boi-sonso que vara a cerca!”.

Imagine: cada vez que um boi arrota, ele solta gás metano. Esse gás é um dos responsáveis pela formação do efeito estufa, o grande fantasma que orna as bandeiras de dez entre nove ecólogos, ecologistas, ambientalistas e ecochatos. Os números da força matadora do boi assustam: os arrotos de apenas um boi envenenam a atmosfera com 50 quilos de gás metano por ano. No mundo inteiro, as emissões desse gás chegam a 530 milhões de toneladas anuais. Só a boiada brasileira é acusada de mandar para os ares 8 milhões dessas 530 milhões de toneladas. Também, olhe só: são 160 milhões de cabeças arrotando dia e noite, sem pedir desculpas. E nem precisam tomar Sonrisal, Alka Seltzer, Coca-cola ou sal-de-fruta Eno e de Andrews.

Se você viu ou ouviu algum boi arrotando nos últimos 14 anos, saiba que o gás daquele arroto ainda ronda o mundo e nos envenena. Pois é, descobriram que o gás arrotado leva 14 anos para se dissipar, tantas são as bactérias existentes no estômago do boi para decompor o material orgânico que ele rumina sem parar. Já pensou se, em vez de arrotar, o boi tivesse prisão de ventre? Deus me livre!

Dizem que o gás metano que o boi arrota contribui 25 vezes mais para o tal do efeito estufa do que o dióxido de carbono que sai do escapamento dos carros movidos a gasolina e óleo diesel. (Será que um boi movido a álcool arrota menos?).

Pode parecer tudo invenção, mas deu no jornal. A descoberta é da insuspeita Embrapa e do Ministério da Ciência e Tecnologia, assinada pela pesquisadora Magda Lima e pelo pesquisador de “mudanças globais” José Domingos Gonzales Miguez. Eles afirmam que o efeito estufa aumenta a temperatura do planeta. Não foi à toa que São José e Nossa Senhora escolheram vacas para aquecer o presépio do Menino Jesus.

Agora, vai começar a campanha contra a boiada. Assim como os ecochatos combatem produtos obtidos de fontes poluidoras, eles vão lutar contra o consumo de carne, leite, coalhada, queijo, manteiga, iogurte, sorvetes, calçados, cintos e bolsas e tudo o que se fizer com couro. Afinal, pelo raciocínio deles, a produção de leite contribui para o efeito estufa.

Mas se o Saddam Hussein souber desse poder exterminador do arroto do boi, jogará fora todas as armas químicas que armazena em seus palácios e será o maior criador de gado da face da terra. O deserto do Iraque vai virar pasto. Aí, veremos Bill Clinton, fantasiado de cowboy, berrando para a comissão da ONU: “Seguuura, peão!!!”.

Pregado no poste: “Justiça que não farda talha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *