Sutileza

Admiro demais os publicitários, pela criatividade. Dizem pouco, às vez nem dizem, mas o público entende tudo. Em plena ditadura getulista, o anúncio do xarope São João driblava os censores com o desenho de um jovem livrando-se da mordaça: “Largue-me! Deixe-me gritar! Xarope São João!”. Noel Rosa denunciava a miséria do povo com um samba para ser cantado ao som do Hino Nacional: “Agora vou mudar minha conduta, / eu vou pra luta, / pois eu quero me aprumar…”

Admiro muitíssimo, por exemplo, o criador dessa campanha meritória do governo, para convocar e esclarecer os eleitores sobre o que faz (ou deveria fazer) cada eleito. Leia você mesmo, se, no cargo, eles fazem o que o apresentador diz:

“… Saiba o que cada candidato vai fazer por você e pelo Brasil. O deputado estadual fiscaliza o governador, o vice e os secretários. E ajuda a elaborar o orçamento estadual. Ele propõe leis de interesse estadual que se transformam em benefícios para a população. O deputado federal tem as mesmas funções do deputado estadual, só que a (sic) nível federal. Agora que você conhece melhor o trabalho dos deputados, vote e ajude a construir o futuro do Brasil.”

“O senador fiscaliza o presidente, o vice e os ministros e ajuda a decidir sobre o orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Ele elabora leis que trazem benefícios para os eleitores do seu estado. E toma decisões importantes sobre acordos internacionais. Agora que você conhece melhor o trabalho do senador, vote e ajude a construir o futuro do Brasil.”

“O governador é chefe do poder Executivo no Estado, comanda a segurança e nomeia secretários. Ele faz as leis aprovadas na Assembléia se transformarem em benefícios para a população. E administra os investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam por igual. Agora que você conhece melhor o trabalho do senador, vote e ajude a construir o futuro do Brasil.”

“O presidente nomeia os ministros, que vão cuidar de assuntos estratégicos, movimentando a economia e divulgando a imagem do País no exterior. Além disso, ele faz as leis aprovadas no Congresso se transformarem em benefícios para a população. Agora que você conhece melhor o trabalho do senador, vote e ajude a construir o futuro do Brasil.”

O ator escolhido pela agência de publicidade para orientar o eleitor parece escolhido a dedo para o papel. É o excelente Marcius Melhem, consagrado como ‘vigarista’ em “Caminho das Índias” e, agora, um dos “Caras de Pau”, nos domingos da dona Globo.

Pregado no poste: “Não precisam ameaçar, eu morro pela Ponte…”

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *