Para ler na decolagem

Recebi estas oportunas observações do amigo Orlando Ometto, cuja honrada família criou a TAM e a vendeu para o seu então comandado Rolim Amaro. Mas não leia agora. Recorte e guarde na carteira, para ler só em sua próxima viagem, quando o avião já estiver decolando:

Passageiros preferem comandantes velhos a aeromoças novas.

Decolar é opcional; aterrissar é obrigatório.

Três coisas inúteis em aviação: a pista que ficou para trás, a altitude que ficou para cima e o combustível que ficou no caminhão.

Se avião fosse seguro, o número de pousos seria igual ao de decolagens.

Piloto é uma alma confusa, que fala sobre mulheres quando voa e sobre vôos quando está com mulheres.

Pior que um comandante que nunca foi co-piloto é um co-piloto que já foi comandante!

Decisões acertadas vêm com a experiência e a experiência, com decisões erradas. (O que nem sempre é verdade na aviação.)

Um avião pode desapontar um piloto, mas não pode surpreendê-lo.

Voar não é perigoso; perigoso é cair.

A definição de uma boa aterrissagem é quando se pode sair do avião andando; a de uma ótima aterrissagem é quando se pode usar o avião outra vez.

Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem; aterrissar é a primeira.

A única situação em que pode achar que tem combustível a mais é quando acontece um princípio de incêndio.

Nunca largue os comandos para agarrar o microfone. Os aviões voam de acordo com os princípios de Bernoulli, não de Marconi.

Nunca deixe o avião levá-lo a algum lugar onde o seu cérebro não tenha chegado cinco minutos antes.

Avião se pilota com a cabeça e não com as mãos.

Velocidade é vida; a altitude é a segurança da vida. Até hoje, ninguém colidiu com o céu.

Se tiver uma aterrissagem forçada noturna, acenda os faróis para ver a área de aterrissagem. Se não gostar do que viu, apague os faróis.

A hélice é só um grande ventilador na frente do avião, para manter o piloto arejado. Prova disso é que quando a hélice pára, o piloto começa suar.

É bem melhor estar cá em baixo desejando estar lá em cima, do que estar lá em cima desejando estar cá em baixo!

Esqueça tudo o que aprendeu sobre impulso, resistência, sustentação e gravidade; o que faz um avião voar é o dinheiro!

Voar é a melhor coisa que você pode fazer vestido.

Pregado no poste: “Ninguém é ateu num avião em chamas”

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