Para bom bebedor meio gole basta

O Cheda Name está louco pra saber quem me passa segredos daquela cervejaria aqui para essa nossa conversa. Vou contar outro segredo. Não contem para ele, mas o autor, desta vez, é o Cássio Picolo, um dos mestres cervejeiros da antiga “Paixão Nacional”, ou seria da “Número Um”? Não? Ah, deve ser daquela que “desce redondo”. Também não? Então é a da “Graaande Cerveja”. Confundo os slogans com as marcas, mas, pelo sabor do relato, deve ser a Antarctica. O Geraldo Trinca, que nas horas vagas ensina garçons do Giovanetti a tirar um chope, diz que uma latinha de cerveja tem só metade das calorias de um copo de 300 ml suco de laranja. E sem açúcar! Já aquela calabresa acebolada que sempre acompanha… Vamos lá? Afinal, estamos aqui para ler e não pra conversar…

  1. Cerveja sai pronta da cervejaria: não pede envelhecimento. Quanto mais jovem, melhor o sabor. Dura, em média, 90 dias.
  2. Deve ser guardada em pé, em lugar fresco e protegido do sol, para não oxidar.
  3. Resfriar na geladeira, sem pressa. Não coloque no freezer; a violência no congelamento prejudica a bebida.
  4. Depois de gelada, deve ser consumida e jamais voltar à geladeira.
  5. A temperatura ideal para saborear as do tipo pilsen é entre 4 e 6 graus. Tomar ‘estupidamente gelada’, como se diz, prejudica a formação de espuma e ‘adormece’ as papilas gustativas, comprometendo o sabor.
  6. Copos e canecas pequenos e de cristal são os ideais. Mantêm melhor a temperatura e a espuma. Evite caneca de alumínio. Além de feia, tira o prazer de apreciar o visual dourado.
  7. Resíduos de gordura no copo são fatais: acabam com o colarinho e liberam gás carbônico, deixando o líquido meio choco.
  8. Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia, ensina outro expert, Norberto D’Oliveira Neto. Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação do gás carbônico.
  9. A espuma cremosa revela a persistência e o bom estado da cerveja. Para aproveitá-la melhor, sirva derramando uma dose. Espere baixar o colarinho e incline o copo até 45 graus, despejando devagar enquanto o colarinho sobe.

10 – Com 90% de água, a bebida é hidratante. Com 3 a 5 graus de álcool, como pílsens, estimula o metabolismo, se tomada com moderação. É rica em vitaminas, carbohidratos, proteínas e aminoácidos. E não engorda. É folclore associar o consumo de 80 calorias de um copo de 200 ml com a formação de barriga. Acompanhamentos gordurosos é que engordam.

Pregado no poste: “Eles também  acreditam em Papai Noel…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *