O que faz uma namorada

O Walter Bellenzani é fogo. Liguei para saber onde nasceu o Baby Barione e a resposta veio numa aula de esporte e civismo. Como sempre. Foi no ano em que Hitler esperava exibir a supremacia ariana na Olimpíada de Berlim e caiu do cavalo: 1936. Enquanto Berlim assistia ao brilhantismo de negros, brancos, mulatos, amarelos e até “arianos”, nos seus “Jogos Abertos do Exterior”, Baby e o nosso “Vartão” desenhavam os seus “Jogos Abertos do Interior”, na mágica cidade de Monte Alto. Conhece? Não perca!

Ainda bem que temos o Walter para contar a história. Era para ser em Araraquara, estava tudo arrumado. Mas o Baby, misto de craque no basquete e vendedor de folhinhas em forma de brinde, tinha uma namorada em Monte Alto, filha de um amigo do prefeito. Como reunir e alojar equipes de várias modalidades numa cidade de cinco mil habitantes, que não tinha quadras, ginásios, hotéis e aonde nem o trem chegava? Aliás, lembra o “Vartão”, havia um, pouco maior do que um bonde, que transitava por campos de tomates e de café, ligando Jaboticabal à “Cidade Sonho” – tudo porque o fundador, veja você, farmacêutico, capitão, cirurgião-mor do imperador e explorador de terras  Luiz de Alcântara Pimentel sonhou que fundaria três cidades em três montes. Realizou: Monte Alto, Monte Azul e Monte Aprazível. Interior tem cada uma! A quadra de basquete foi improvisada no Largo da Matriz do Bom Jesus.

Essa mesma Monte Alto, do mausoléu da Menina Izildinha, que faz milagres e recebe romarias de toda parte; dos museus de Arqueologia e de Paleontologia (a cidade está assim de dinossauros!) e das festas. Inacreditável! Sempre há alguma festa em Monte Alto. São 22 por ano, de fevereiro a dezembro. Hoje, mesmo, termina a de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no distrito de Ibitirama, e começa a de Santo Agostinho, no Jardim Alvorada. (Em tempo: os moradores avisam que aquele monte de caminhões de melancia na porta do cemitério no Dia de Finados serve apenas para matar a sede da população e que não se trata da “Festa da Melancia”. Respeito – e melancia — é bom e todos gostam.).

Diz o Walter que cinco cidades participaram da primeira edição dos jogos: Monte Alto, Olímpia, Franca, Piracicaba e Uberlândia (campeã). Ele garante que Baby e a namorada se casaram e foram felizes para sempre.

Pregado no poste: “Monte Alto faz história e conserva a pré-história”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *