O melhor do Natal

Cristo não é o sobrenome de Jesus nem INRI marca de crucifixo. Não é errado chamar Jesus de Mané, mas erra quem culpa a Coca-Cola pela fatiota do Papai Noel. Santo Antônio era equilibrista e enquanto levaram 400 anos para canonizar Anchieta, ele virou santo em menos de um ano. Proteção? Santo Antônio é de Pádua ou de Lisboa? Vixe! Verônica não é nome de mulher e a ‘micareta’ é uma festa católica.

Quantas pontas tem a estrela de Belém? São Paulo é o primeiro autor da expressão “Esqueceram de mim”? (Mangueira, teu cenário é uma beleza…) Pois é, foi a procissão que inspirou os desfiles de Carnaval. Que procissão teria ganho o primeiro concurso? Maria Madalena foi destaque ou madrinha? São Pedro e o rei Salomão foram jurados. É certo que verde e rosa estão entre as seis cores litúrgicas.

Afinal, quem pariu Mateus? Onde fica o quinto dos infernos? O boi e o burro também eram vaquinhas de presépio? Qual a relação de Jesus Cristo com o IBGE? Existe o leite em pó de Nossa Senhora? (Garanto que não tem soda cáustica.).

Quais as falsas testemunhas de Jeová? (Ih! Eram falsas?). São José pagou um ‘mico’ com suas rolinhas? Quais as objeções ao prepúcio sagrado? O que Nossa Senhora foi fazer na Antarctica? (Tomar uma Brahma é que não!).

Domingo pede cachimbo? Vale seqüestrar Jesus Cristo para se casar? Você já comeu o pão que o santo amassou? Quem é o santo protetor das grávidas? E o das viúvas? Advogados do diabo recorrem à Justiça do Trabalho? (Políticos fazem o trabalho da injustiça?)

Ih! Existe jejum de Internet na Quaresma! O Natal esconde uma festa pagã? Sermão do mandato é coisa de deputado? (E ser irmão do mandato é nepotismo?) Pode-se comer peixe-boi na Sexta-feira Santa? (E por que o boi falou na Sexta-feira Santa?). Afinal, o Santo Graal é uma relíquia de sucesso? (Ou só um restaurante de beira de estrada?) Onde fica a Via Dolorosa? (Em Campinas, ela liga o Majestoso ao Brinco de Ouro…)

Tem ‘via crucis’ em repartições públicas? (Pergunte ao povo! Pergunte ao povo!) O que significa a palavra hóstia? Onde Nossa Senhora virou nome de padaria? Quem ganhou a primeira Rosa de Ouro no Brasil? (Se pensou em escola de samba, esqueça.)

Não tem pra ninguém — este é o melhor presente de Natal. Instrui e não ilustra, apenas. Respostas a estas e mais perguntas estão no livro “Guia de Curiosidades Católicas”, do pai do Daniel e marido da jornalista Liana John, o cientista Evaristo Miranda. É da editora Vozes e precisa ser lido por ateus, católicos, futuros católicos, ex-católicos e escatológicos. Imperdível no barraco e não mansão, indispensável na salas de espera e de chagada.

Pregado no poste: “Onde Judas perdeu as meias?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *