O dez e o zero

Dois professores extraordinários de Português do “Culto à Ciência” deixaram de lado a famosa sobriedade, curvaram-se à criatividade dos alunos e deram dez a eles, para espanto da classe. Foi em 1963. Mestra Joaquina Sampaio de Mello Serrano, “Dona Quinita”, passou o tema da redação para o primeiro científico: “Inspiração”. O aluno Waldemar Cecconi Sobrinho entregou a folha em branco, com duas palavras: “Sem inspiração”. Em 1967, outro gênio, José Alexandre dos Santos Ribeiro, reagiu à rebeldia do aluno Sidney Levy: “Sua insolência cresce em progressão aritmética, mas minha paciência se esgota em progressão geométrica!”. Resposta: “Mas eu tenho minha razão!”.

Na rede mundial, passa uma história de criatividade que teria acontecido na Fatec, em 1997:

“Para quem não se lembra: 1) exotérmico — produz calor; 2) endotérmico — absorve. Pergunta do prof. Fernando: ‘O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique a resposta.’

O aluno Bento Silveira escreveu: ‘Se almas existem, devem ter alguma massa. Se elas têm, um mol de almas também tem. Assim, a que taxa as almas movem-se para fora e para dentro do inferno? Dado que a alma que entra no inferno nunca mais sai, não há almas saindo do inferno.

Para as que entram, examinemos as diferentes religiões que existem no mundo hoje. Umas pregam que se você não pertencer a ela, vai para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projetar que todas as almas vão para o inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem as mesmas, a relação entre a massa das almas e o volume do inferno deve ser constante. Há, então, duas opções:

1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno aumentarão até ele explodir.

2) Se o inferno estiver se expandindo numa taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão baixarão até que o inferno congele.

Então, qual das duas? Se é verdade o que a menina mais gata da Fatec me disse: ‘Vai gelar no inferno antes de eu me deitar com você’, e levando-se em conta que ainda não obtive sucesso na tentativa de dormir com ela, então a opção 2 não é verdadeira. Por isso, o inferno é exotérmico.’ O aluno Bento Silveira tirou o único 10.”

Dona Izalene, sabe aquela rodinha que se faz com o indicador e o polegar? Isso! Ó pra senhora e sua administração: Zero!

Pregado no poste: “Seo Toninho, onde o senhor estava com a cabeça?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *