Moacyr Castro

Crônicas, reportagens e entrevistas.

2007Crônicas

Nossas maravilhas

Lá na eleição das maravilhas do mundo, pararam de anunciar quais são as dez mais, até agora. Aqui, “voto apurado, leitor informado”. Quem está na frente, por enquanto, é a Lagoa do Taquaral. Quer participar? Mande seu voto para jequitis@uol.com.br. O resultado sai depois da escolha das ‘maravilhas’ do mundo. (É para não influenciar, porque o mundo não tem maravilhas como Campinas…)

O “sufrágio” (Vixe!) continua:

Moisés Lucarelli (por seus princípios futebolísticos naquela época), Toninho 13 (aquele que mataram e ninguém sabe, ninguém viu), Bar do Capitão (na Lagoa, o ‘bar do’ exilado mais chato e desfrutável de todo o Botafogo). Campinas por inteiro e o Liceu Nossa Senhora Auxiliadora (a cara daquela terra, lindo e imponente.).

Alguém votou no seo Moisés Lucarelli, mas até agora, Ponte e Guarani não são nenhuma maravilha para ponte-pretanos e bugrinos. Nem o Campinas. Enquanto isso, já que na votação mundial o Cristo concorre com o Coliseu, já pensou se o estádio “Horácio Antônio da Costa”, do Ex-porte Clube Mogiana, desperta velhas paixões?

“Singelas contribuições para as maravilhas campineiras.

  1. Caminho de terra ladeado por bambuzais que cruza a Fazenda Santas Elisa. Por ali, o Barão Geraldo viajava da sede de sua fazenda até a cidade. Ele plantou os bambus para proteger uma parente que não podia tomar sol.

2) Figueira gigante no cruzamento da Rua da Conceição com a Maria Monteiro, ainda hoje usada para instalação de luzes natalinas. É uma árvore que resiste e despreza o movimento louco, o barulho e a fumaceira ao seu redor.”

“Meu voto é para a Catedral — sempre!”

Mais: “Se eu fosse votar mesmo nas maiores maravilhas do mundo, seria no Deck Bar, em Sousas.” A Mansão dos Brochado de Almeida, onde se realiza o melhor ‘Futirrasco’. Castelo e Escola de Cadetes.

(Uma curiosidade: há exatamente meio século, as obras da Escola de Cadetes estavam paradas. O então governador Jânio Quadros inventou de doar o que já estava construído para a Santa Casa, embora eu não saiba o que ele tinha com isso. Bem a propósito, a capela da Santa Casa é u’a maravilha. Fica a sugestão.)

Isso é voto ou provocação?: “Adoro questões que ‘atrapalhem’ o curso natural das idéias. Como sabe, tenho o humor como princípio; sendo assim, mesmo acreditando não ser a única, não poderia deixar de votar no produto mais famoso da cidade: a água de Campinas… Quem bebeu jamais esquece, não?”

Pregado no poste: “A operação xeque-mate só acaba quando derrubar o rei?”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *