Lá vem o sol

O horário de verão, que começa hoje, deve ter sido inventado por Josué, sucessor de Moisés. Ele lutava contra os amorreus, na conquista das terras de Canaã para os judeus, e pediu ao Senhor que detivesse o sol, porque se escurecesse, seria impossível vencer aquela batalha. Assim fala o cientista Evaristo Miranda e prova: “Está na Bíblia.”. Ele é pai do anunciado Daniel, marido de Liana, a “evangelista da natureza.”.

Não é que está mesmo? No Antigo Testamento: “Sol, detenha-se em Gabaon! E você, lua, no Vale de Jalão! E o sol se deteve e a lua ficou parada, até que o povo se vingou dos inimigos. O solo ficou parado no meio do céu e um dia inteiro ficou sem ocaso. Nem antes, nem depois houve um dia como esse.”.

A partir de hoje, pela vigésima sétima vez, parte do Brasil levanta uma hora mais cedo para economizar 0,5% de eletricidade. Perdemos uma hora de descanso, para recuperá-la quando o Carnaval chegar.

Aqui, a diferença até que é pequena, mas as galinhas odeiam ir uma hora mais tarde para o poleiro. Problemão, mesmo, tem o pessoal que vive no Estado do Acre. Até ontem, eles estavam duas horas atrás da hora oficial de Brasília. Agora, como lá não há horário de verão, eles ficarão três horas atrás da gente.

Uma vez, telefonei às sete horas da manhã para o correspondente do “Estadão” em Rio Branco, o Chico Araújo, e ele soltou os cachorros pela Amazônia em cima de mim. “Tá louco? Isso é hora de acordar um trabalhador? Quatro da manhã?”. E ele desfilou como são os horários que regem a vida na terra do Chico Mendes, Jarbas Passarinho, José Vasconcelos, Adib Jatene, Marina Silva, Armando Nogueira e de quem mais? “Aqui, o show da Xuxa começa às cinco da matina; a Novela das Sete, às quatro da tarde; o Jornal Nacional, às cinco; o Fantástico, às cinco e meia, e o Sai Debaixo, às sete da noite. Enquanto eu janto com a Lílian Witefibe, você dorme com ela…”.

Não dá pena? Tanta natureza em volta, eles ficam vendo televisão.

Pregado no poste: “Já é tarde.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *