Falta luz (no governo)

Medidas para economizar energia:

  1. Não ligue o chuveiro. Se estiver frio, não tome banho. Se parentes, amigos, colegas de trabalho e passageiros do ônibus reclamarem do “cheirinho”, diga que você colabora com o governo. Prepare-se para a vaia.
  2. Não use secador elétrico: aproveite o sol e dê uma caminhada para enxugar os cabelos. Já que não existe mais mata-borrão, papel higiênico também ajuda a secar. Depois, é só lavar a cabeça para tirar os pedacinhos de papel que grudaram no couro cabeludo…
  3. Não ligue ar-condicionado nem ventilador. Use leque. O ar-condicionado matou o ex-ministro Sérgio Motta e uma pá de ventilador quase degola o Getúlio Vargas numa festa no Catete.
  4. Desligue geladeira e freezer: coma tudo estragado; beba cerveja, água e refrigerante sem gelo. Tomar gelado no frio faz mal para a garganta.
  5. Lave toda a roupa no tanque. Aposente a lavadora, mas não a lavadeira.
  6. Para secar a roupa, só use o varal. Esqueça da secadora. Se não fizer sol, use tudo molhado mesmo. Também não passe roupa: diga que vestir amassado é a última moda.
  7. Lave pratos, copos, xícaras, e talheres na pia, com sabão em pó, em pedaço ou detergente. Faz de conta que nunca existiu máquina de lavar louça.
  8. Elevador? Escada. Ou peça emprestado o cipó do Tarzan – com a Jane de brinde. Se ele oferecer a Chita, recuse.
  9. Não use forno de microondas. Só fogão a gás ou a lenha. Convide sua avó para jantar em casa. Ela vai contar histórias maravilhosas dos tempos em que não existia o microondas, tudo sob a luz de velas. Você descobrirá a causa de, naquele tempo, cada família ter mais filhos, muitos mais, do que as de hoje.
  10. Computador? Máquina de escrever. Internet? Bumbo ou sinais de fumaça. Aspirador de pó? Alguns terão a chance de dar um destino mais nobre ao nariz.
  11. Não acenda lâmpadas. Pinte o teto e as paredes internas de sua casa ou apartamento com cores claras. Deixe as janelas abertas o dia todo, para que os cômodos acumulem claridade…
  12. E a medida mais benéfica para o seu bolso sua cabeça e sua saúde: desligue a televisão para sempre. Você nunca mais verá os culpados por esse descalabro enganando o povo nos jornais e no horário político.

Pregado no poste: “Não basta cassar; tem de caçar. Todos. E todas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *