Campinas ou Bagdá?

Você sabia que o Iraque, aonde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razão do petróleo, possui memoráveis histórias e mitos da civilização? Recebi do dr. Gustavo Murgel, grande médico de Campinas, referências mil ao Iraque. Tentei compará-las com Campinas.

O jardim do Éden era no Iraque. O Alecrim de Campinas ficava no Largo da Catedral…

Mesopotâmia, onde agora é o Iraque, foi o berço da civilização. Campinas foi berço de Carlos Gomes…

Noé construiu a Arca no Iraque. Em Campinas, construíram uma caravela, na Lagoa do Taquaral…

A torre de Babel ficava no Iraque. A torre do Castelo fica em Campinas…

Abraão era de Ur, que ficava no sul do Iraque. André Savazone é de Jundiaí, que fica ao sul de Campinas…

A esposa de Isaac, Rebeca, era de Nahor, que ficava no Iraque. O ex-marido da Regina Duarte, Marcos Flávio, é de Campinas.

Jacó encontrou-se com Raquel no Iraque. Eu me encontrei com aquela santa que hoje mora aqui em casa, em Campinas…

A Assíria, que ficava no Iraque, conquistou as dez tribos de Israel. Sumaré, Hortolândia, Betel, Americana e Valinhos ficavam em Campinas – ainda não se arrependeram.

Babilônia, que ficava no Iraque, destruiu Jerusalém. Um cartola, que ficava em Bragança, quase destruiu a ponte; uma senhora, que ficava em Valinhos, quase destruiu Campinas.

Daniel esteve na cova dos leões. Onde? No Iraque! Vicentão Torquato esteve na jaula do Nero, a onça do bosque. Onde? Em Campinas.

Baltazar, rei de Babilônia, viu a ‘escrita na parede’ no Iraque. Pedro II viu escrito “Trens para o Interior”, no guichê da estação da Paulista, em Campinas.

Nabucodonosor, rei da Babilônia, carregou os judeus prisioneiros através do Iraque. O Nabo do Nosor é o legume-rei de alguns prisioneiros no cadeião do São Bernardo, em Campinas…

O nome Iraque significa “País com Raízes Profundas”. Campinas quer dizer “campo extenso, pouco acidentado e sem árvores, geralmente coberto de ervas; prado; planície; campo limpo e até uma certa raça de galinha.” (‘Sem árvores’, você sabe por culpa de quem não é?)

Ezequiel fez suas orações no Iraque. Juscelino Kubitschek orava no Templo Votivo, da Regente Feijó.

Os Reis Magos eram do Iraque. Os reis do bairrismo são de Campinas.

Pregado no poste: “Está com inveja?”

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *