A alegria da cidade

Como o Oliveira Andrade e o Renato Otranto não conhecem, acho que ninguém conhece os autores. Compuseram a música brasileira mais executada e ouvida no Brasil desde 1974. Afinal, cada vez que sai um gol neste país do futebol, dezenas de emissoras de rádio saúdam o maior espetáculo da partida com seus acordes. “Parabéns a você” não conta, porque não é música brasileira. Aquela do Canal 100 só tocava no cinema e parou depois que acabou o canal – e o bom futebol.

Está certo que não chega a ser emocionante, marcante nem fascinante como o prefixo da Rádio Bandeirantes. (Ih! Rimou!). Há mais de meio século ela abre suas jornadas esportivas com “Os olhos do Texas estão sobre você”, trilha de “Giant – Assim caminha a Humanidade”, com James Dean, Liz Taylor e Rock Hudson no papel de homem… Na voz do Elvis Presley, essa música, que virou hino do futebol brasileiro graças ao Edson Leite, eletriza. Mas estou falando da música que já ouvi em espanhol, em guarani (no Paraguai) e até em japonês.

Todo brasileiro já ouviu. Cante comigo:

“É gol…

Que felicidade!

É gol…

O meu time é alegria da cidade…”

Sabe quem são os compositores? Tonico & Tinoco? Domingo & Feriado? Denis Brian & Oswaldo Guilherme? Carlos Gomes & Alcides Acosta? Roberto & Erasmo? Bateu na trave! São Roberto Corrêa e Jon Lemos. Ainda está boiando? Quem canta é o Trio Esperança, e o Roberto é um dos irmãos do trio. Depois, o Trio Mocotó gravou, mas nas rádios a marca é da Evinha & Companhia.

Ela se chama “Replay”. O Roberto é um integrantes dos Golden Boys e sua obra mais cantada pelo Brasil afora e adentro é de 1974. Ele conta tudo no livro “Futebol no país da música”, de Beto Xavier. Vale a pena.

Mas como nada mais é sério no Brasil, nem o futebol, o Robertoe Jon contam que nunca receberam um tostão pelos direitos autorais. Se a cada gol eles ganhassem um tostão, estariam mais ricos do que os cartolas.

Pregado no poste: “Quando Ponte e Guarani serão a alegria desta cidade?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *