A chefe sempre tem razão
Nem o melhor vendedor do mundo tem o direito de insinuar nada, absolutamente, a respeito da silueta de uma cliente. Mesmo que disponha da maior sutileza, graça, bom-humor e presença de espírito. Não adianta disfarçar, a mulher sempre perceberá. Nem o melhor vendedor do mundo tem esse direito. E todos sabem que o melhor vendedor do mundo é protagonista da mais velha piada do mundo sobre o melhor vendedor do mundo. Piada contada em todas as convenções de vendedores. É sobre o vendedor que recebeu um homem na loja para comprar uma prosaica caixa de Modess e saiu de lá com puçá, caniço e samburá, além de rede, chapéu, protetor solar e até barco com motor de popa e figura de proa. Mais equipado do que os pescadores e pescadoras do ‘Terra da Gente’, incluindo a Maraísa Ribeiro, aquela que pesca o peixe e mostra a vara (essa também é velha – a brincadeira com a Maraísa, não a própria).
Para encurtar a história, o melhor vendedor sugeriu ao comprador do Modess: “Aproveite esses dias de folga e vá pescar, uai!”
Dia desses, uma amiga que vive fase menos magra, exímia chefe de redação de um órgão de comunicação, entrou numa farmácia e… contou a aventura num rodízio de pizza:
“Só pedi um antiácido. O vendedor escancarou sorriso de piano, avaliou discretamente a minha figura e disparou:
– Olha, acabamos de receber aquele remédio Xyz, tiro e queda para emagrecer! Quer levar?
– Não, só quero o antiácido, por favor.
– Ah, mas a Ivete Sangalo tomou e emagreceu muitooo!
– Obrigada, estou com muita pressa…
– Então leve uma vitamina ótima para essa correria do trabalho…
– Dá pra sair meu antiácido? É só isso!
– Hum, não quer vitamina? Não precisa de remédio pra dor de cabeça?
É inacreditável, mas aconteceu mesmo, por essa luz que me alumia. Havia muito tempo eu não sofria o assédio descarado da ‘empurroterapia.’.
Hay que tener paciência, hermanos!”
Liguei para essa amiga e atendeu sua secretária:
— Tente daqui dez minutos, que ela está na cozinha…
— Mas o que ela faz durante dez minutos na cozinha?
— Está comendo fruta! É só fruta, ouviu!?
Pregado no poste: “Político faz declaração de bens ou de males?”