Moacyr Castro

Crônicas, reportagens e entrevistas.

2010Crônicas

Encontro dourado

Felicidade plena hoje, em Campinas, vai morar por algumas horas no Espaço Zanzara, ali na Avenida José Bonifácio, 258. É a turma de 1959 do Colégio Culto à Ciência que se reúne para celebrar seu jubileu de ouro. Veja quem você encontrará lá, fora muitos que já confirmaram e não estou sabendo:

Tito Verdi Di Pietro e esposa, Álvaro Duran  e esposa; António Carlos Kussama  e esposa, Ana Maria Melo Negrão  e Pedro  Negrão, Diotoko Kiam e esposa, Paulo Henrique Sampaio e filhos, Ramón Fernandes, esposa e filha, David Eduardo Jorge Haddad e esposa, Eunice Ferreira Pimentel Luders e Carlos Luders, Lucílio Federicci e esposa, Honório Chinimazzo Júnior  e esposa, Maria Regina Castro Brochado, Alberto Francisco Picoloto Nacaratto, Wladimir Puggina, Francisco J. Carchedi Lucas, Ana Teresa  Aggio Franco, Célia Marques, Maria Aparecida Criscione, Sílvia Helena Bolliger, António Carlo Menegazzo e esposa, Shinobu Kasahara, Silvano de Castro Júnior

Vá também. É só ligar para a Ana Maria Negrão: (19) 3255 2135; ou (19) 3744 6816.

Os que vierem de longe ou há muito não circulam por estas paragens, por favor, não ponham reparo. A cidade em que vocês estudaram e se formaram meio século atrás não chega nem a rascunho daquela Campinas. Os garranchos na fachada dos prédios do Centro não são arte moderna, mas obra de vândalos — e de autoridades omissas que nada fazem para extirpar esses bandidos daqui. Algo assustador deve mover inconfessáveis tolerâncias.

Também não busquem refúgio à sombra do Alecrim do Largo da Catedral, caso queiram rever nosso templo maior – foi assassinado por autoridades municipais a mando não se sabe de quem. Autoridades que também deixaram morrer seo Rosa, o Jequitibá do Palácio dos… Jequitibás. Morreu de vergonha. Na verdade, ali não era bom lugar para ele.

Dos bondes, não sobram nem os trilhos, rapinados por alguém – você sabe quem? A Caravela está encalhada e quase naufragada. Visitem o Brinco de Ouro, poderá ser a última vez para vê-lo inteiro. O Teatro Municipal Carlos Gomes? Um prefeito chegou a prometer outro — foi assassinado.

Os cines Ouro Verde, Voga/Jequitibás, Carlos Gomes, Windsor, Rádio, Alvorada, Real, Rex, São José, São Jorge e Casablanca não são mais aqueles e parecem exibir apenas um filme: “Golpe de Mestre”. Em alguns, você não paga para entrar, mas pode ser convidado a pagar para sair. Em outros, prometem que mesmo se você entrar sem as pernas, conseguirá sair correndo…

Pregado no poste: “Infelizmente, Campinas virou uma cidade igual às outras.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *