Moacyr Castro

Crônicas, reportagens e entrevistas.

2004Crônicas

Dia dos dias

Depois de amanhã, o mágico 12 de Outubro, dia que marca o maior número de celebrações no Brasil. Por que será?

Para os católicos, é feriado, Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira e Rainha do Brasil. Sem ela, muitos brasileiros já teriam perdido a esperança e a fé na vida.

Também é Dia do Cristo Redentor e, em 12 de outubro de 1931, sua estátua foi iluminada por Marconi, via rádio. Sem aquela imagem abençoando o Rio de Janeiro, Tom Jobim não teria inspiração para compor o “Samba do avião”. Lindo, lindo, lindo…

Na nossa Campinas, o jornalista Walter Bellenzani se lembra de que o mundo comemora o Dia do Basquete e o Dia do Atletismo (“Esporte começa com A, de Atletismo”, aprendi com esse mestre.). Sua benção, Argemiro Roque, Odete Valentim, Elizabeth Cândido, Conceição Jeremias, João Tojal, Renato Righeto, Lalloni, Cizinho Penteado, Piantoni…

Você que tem casa, carro, empresa e zela pelo seu patrimônio, não se esqueça de que quinta-feira também será o Dia do Corretor de Seguros.

Historiadores homenagearão a Descoberta da América, mas por causa da façanha do navegante genovês, também será o Dia de Cristóvão Colombo e, por extensão, Dia Pan-americano, da Hispanidade, da Espanha, do Mar e, por que será?, da Guiné Equatorial.

Para os comerciantes, uma data tão esperada como o Natal: Dia da Criança. Movimento nas caixas registradoras das lojas e no bolso dos país…

Por fim, um dia que festeja alguém tão importante para a humanidade como a Nossa Senhora Aparecida, os atletas, o seu corretor de seguros, a criança ou Cristóvão Colombo: o engenheiro-agrônomo. Eles garantem o pão nosso de cada dia, simbolizado na pesquisa pelo melhor alimento. Muitos vivem e trabalham por nós nesse santuário chamado Instituto Agronômico de Campinas. Ligue pra lá dia 12, peça para falar com qualquer deles e agradeça pelo prato de comida saudável que você espera saborear no almoço.

Pregado no poste: “Parabéns e obrigado, doutor Alcides Carvalho.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *