Moacyr Castro

Crônicas, reportagens e entrevistas.

2000Crônicas

O que é?

Vladimir Moreto, corintiano de dar dó, mas vendedor da melhor bala de café do mundo, feita em Batatais, mostra a decadência no ensino, daqueles tempos até hoje. Fala Vladimir:

Ensino antes de 1960: “O agricultor vende o saco de batatas a 100 cruzeiros. O custo de produção é de 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?”

Ensino antes de 1970: “O agricultor vende o saco de batatas a 100 cruzeiros novos. O custo de produção é de 4/5 do preço de venda, isto é, NCr$ 80,00. De quanto é o lucro?”

Ensino moderno nos anos 80s: “O agricultor troca um conjunto ‘B’ de batatas por um conjunto ‘M’ de moedas. O número cardinal do conjunto ‘M’ é igual a 100 e cada elemento vale um cruzado. Desenhe 100 grandes pontos representando os elementos do conjunto ‘M’. O conjunto ‘C’ do custo de produção engloba menos 20 do total de grandes pontos do conjunto ‘M’. Represente o conjunto ‘C’ como um sub-conjunto do conjunto ‘M’. Questão: qual é o cardinal ‘L’ do lucro? (desenhe em vermelho).”

Ensino renovado nos anos 80s: “O agricultor vende o saco de batatas a 100 cruzados novos. Seu custo de produção é de NCz$ 80,00 e o lucro, de NCz$ 20,00. Trabalho de grupo: sublinhar a palavra ‘batatas’”

Ensino em acampamento de sem-teto, meados dos anos 90s: “O agricultor capitalista privilegiado se enriquece ilicitamente com R$ 20,00, com um saco de batatas. Analise o texto e procure os erros de conteúdo, de ortografia e pontuação. Em seguida, diga o que você, enquanto estudante, oprimido, negro e favelado, pensa desta forma de enriquecer.”

Ensino assistido por computador em 1999: “Um agricultor do cyberspace inicia um uqery a um Data Bank (SOL), que display a taxa momentânea de sua plantação de batatas. Ele carrega seu software com uma planilha eletrônica que lhe dá o cash-flow anual. Desenhe com seu mouse um contorno (3D-STUDIO) de um site potato e siga as indicações do menu. Para saber a questão, click sobre <?>.

Ensino no ano 2000: “O que é agricultor?”

Pregado no poste: “O que é ensino?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *