O preço da escolha

Na cadeia, você passa a maior parte do tempo numa cela de 5 X 6 metros. No trabalho, se for um escritório, por exemplo, a cela, digo, a sala, pode ter só 3 X 4. A única diferença: você terá mais “colegas”. Em compensação, no presídio, são três refeições por dia, com direito a rebelião se a comida não for boa. E é de graça. Enquanto isso, no trabalho você só tem o horário de almoço e precisa pagar por ele, sem direito a rebelião nem reclamação. Reclamar com quem? Você conhece o dono da empresa do seu vale-refeição? Se você se rebelar, vai em cana – tá começando a gostar, né?

Preso, para ser solto, nem precisa de bom advogado, basta ter bom comportamento. Mas no trabalho, se você se comportar bem, vão lhe dar mais serviço… Dizem que na cadeia, um guarda abre e fecha todas as portas para você. No trabalho, você mesmo tem de abrir as portas. Isso se não for barrado pelo segurança por ter esquecido o crachá. Agora, se você for um puxa-saco daqueles, vai abrir as portas para seus superiores. Se for puxa-saco de polícia no presídio, matam você. Na cadeia dá para ver TV e jogar. No trabalho, se jogar e vir TV, será demitido.

Na cadeia, você pode receber a visita de amigos e parentes, mas no trabalho, você não tem nem tempo de falar com eles. Na cadeia, todas as suas despesas (até de camisinha) são pagas pelo povo. Com o dinheiro  do seu trabalho, você tem de pagar todas suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário para sustentar as despesas dos presos. No presídio, às vezes, aparecem carcereiros sádicos. Em compensação, no trabalho alguns sádicos têm cargo específico – gerente.

Na prisão, você terá todo o tempo para ler piadas via e-mail, como essas que me mandaram (quem foi?). Mas no trabalho, se te pegarem…!

Piadas? Quer ver você ficar sério, vermelho de raiva, pronto para explodir? Sabe quanto a população gasta por mês para manter cada preso nas cadeias de São Paulo? R$ 684,00! Informação juramentada da Secretaria de Assuntos Penitenciários. Sabe quanto a Prefeitura de Campinas gasta por mês para manter um aluno nas escolas municipais? Informação juramentada da repórter Rose Guglielminetti: R$ 100,00…

Pregado no poste: “Quanto custa um político?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *