O pai do Daniel

Se a água do mar subir o meio metro previsto até o ano de 2030, o Brasil nem vai sentir, mas o Uruguai e a Argentina terão problemas. A Holanda precisará reforçar seus diques. Na costa Leste dos Estados Unidos, o continente já afunda (ou o mar sobe) três milímetros por ano. Recuperar cada metro de praia por lá custa 400 dólares. Desistiram. Já proíbem construções a menos de cem metros do litoral.

Em Castella, Santa Teresa de Ávila rolou de uma ribanceira num carroção que transportava gente. Bradou a Cristo, que lhe apareceu naquele momento: “Por que me tratas dessa forma?”. E Ele respondeu: “Faço isso só com meus amigos!”. A santa devolveu: “Por isso os tem tão poucos…”.

O Oeste de Santa Catarina tem uma das águas mais poluídas do Brasil. A criação de porcos é muito intensiva e não se preocupam com o destino das fezes desses animais, muito menos com o tratamento da água que lava os locais de criação. Se esse cuidado for tomado, doenças serão evitadas e vidas serão salvas.

Teresinha de Jesus, de uma queda foi ao chão; acudiram três cavaleiros, todos três chapéu na mão. O primeiro foi seu pai; o segundo, seu irmão; o terceiro foi aquele a quem Teresa deu a mão”. Teste: o pai, o irmão e o terceiro simbolizam a Santíssima Trindade ou a escolha do terceiro significa a recusa natural do incesto?

Quando uma determinada lavoura exige grande quantidade de defensivos, de                         herbicidas, de água, de adubo, até, é sinal de que ela não é cultivada em local apropriado e está em desacordo com a natureza. Um exemplo? O figo de Valinhos.

Por que somos tão cordiais, em relação a outros povos, a ponto de mantermos o hábito de mostrar toda nossa casa a uma visita que chega pela primeira vez? O espanhol é conquistador; o inglês, colonizador; os norte-americanos submetem pela tecnologia e pelo capital. Os portugueses, que nos legaram essa cordialidade, não foram conquistadores, colonizadores nem imperialistas. Apenas se preocuparam, ao desbravar os mares, a apresentar o mundo ao mundo. Inventaram a globalização.

As aves, até as galinhas, ciscam o terreiro até onde não há comida. Por quê? Estão atrás do cálcio que há no solo. Assim como o caramujo. Imagine a quantidade de cálcio que esses animais precisam para fazer a casca de apenas um ovo e o caramujo, para fazer sua “casa”. A chuva ácida está acabando com o cálcio da terra.

  1. Estevão, filho de Vasco da Gama, numa de suas viagens para as Índias, descobriu e libertou a rainha Helena e seu povo, todos cristãos (quem os cristianizou?), do cerco turco, na Etiópia. Descobriu também os judeus negros da Etiópia. Foi protetor do Negus, chefe etíope, descendente da rainha de Sabá e ancestral do último imperador, Hailé Selassié.

Aconteceu há 16 mil anos e este fenômeno o homem viu: as marcas estão lá, deve ter sido impressionante, seguramente o maior espetáculo da natureza diante da Humanidade: o Mar Mediterrâneo era uma pequena lâmina d’água e se formou depois de ser invadido pelo Atlântico, através do Estreito de Gilbratar. Tudo se deu em 140 anos. Imagine a sensação dos que presenciaram esse episódio!

Em menos de duas horas de conversa, no saguão do aeroporto de Ribeirão Preto, esperando o avião que o levaria a Campinas, o cientista campineiro Evaristo Miranda contagiou as pessoas, que até paravam para ouví-lo, maravilhadas. É capaz de contar (e ensinar!) milhares de histórias importantes da raça humana, por horas e horas, com a autoridade de quem pesquisa, conhece e ama o mundo, sempre a serviço da ciência e do homem. Ele e sua Liana John são os pais do Daniel – só podiam ter gerado uma criança muito, muito especial.

Pregado no poste: “Saber não ocupa lugar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *