O desafio do cônego

Nossa Matriz tem novo pároco. Bem-vindo, cônego Álvaro Augusto Ambiel. Nossa Maria Teresa Costa me contou que o senhor é gente fina, descendente da brava gente suíça, da estirpe de Guilherme Tell, que fundou a comunidade de Helvétia. A mesma comunidade que deu para Campinas uma mestra incomparável, Ancila Banwart, e um jornalista tão bom quanto pontepretano, o Celso Ming. E o senhor, para que time torce? Já sei, não pode confessar porque se não, bugrinos ou torcedores da Macaca vão procurar missa em outra paróquia. São coisas da fé — em Deus e no time de futebol…

Sua missão será difícil, caro cônego. Entre elas, a responsabilidade de substituir o cônego Valdemiro Caran, “que durante 38 anos dirigiu e preservou o mais significativo patrimônio cultural e religioso da cidade, a Catedral.” – palavras da Maria Tereza.

Pela biografia, o senhor conhece bem Campinas, sua gente, sua alma, sua história e seu patrimônio: professor de Antropologia Teológica na Puccamp; já dirigiu o Seminário de Filosofia e a Paróquia de Nossa
Senhora da Candelária, em Indaiatuba. Cônego Ambiel vem da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Proença, bairro que abriga a Ponte Preta. Mas nada a ver, não é?

Acredito que seu primeiro grande desafio como vigário da nossa Catedral será convencer a Prefeitura a plantar no Largo da Catedral um Alecrim de Campinas, igualzinho àquele que a turma da Prefeitura assassinou tempos atrás. Não sei quem mandou, mas aquilo cheira à obra encomendada. Aproveite que seo Pagano andou de birra com o monsenhor Geraldo Azevedo, lá da Basílica do Carmo, e, quem sabe, ele ajuda. O ano eleitoral já vai começar, sabe como é?

O senhor se lembra de como o nosso largo da Matriz era bonito com aquele alecrim majestoso? Então… O nosso amado cônego Caran fará uma viagem de estudos durante um ano, na Espanha. Já pensou na alegria dele, quando voltar, ao ver um alecrim no Largo da Catedral?

Pregado no poste: “Volte logo cônego Caran!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *