Mas eles são eficientíssimos

Para quem não gosta, ópera é um ajuntamento de ‘chefs’ italianos discutindo receitas de macarronada. Assim como para quem não entende, o Alemão é uma língua tão difícil que nem parece que um compreende o que o outro fala… Por isso, dá a impressão de que estão sempre brigando, até quando o rapaz diz para a garota: “Ich lieb dich” (eu te amo). Podem ser chamados de ingênuos, crédulos, talvez pela exacerbada virtude de confiar no próximo, em sinal de respeito e honestidade. E como confiam! Outro dia eu conto mais.

Agora, meu amigo Carlos Francisco de Paula Neto mostra como foi fácil aprender Alemão. Não sei de onde ele tirou essa história, mas é ótima:

“Primeiro, o mestre pegou um livro em Alemão, sobre usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão ‘Hottentotten’). Lá diz que os cangurus (Beutelratten) são pegos e colocados em jaulas (Kotter) cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-los de intempéries.

Em alemão, essas jaulas chamam-se Lattengitterkotter e, quando têm um canguru, Lattengitterkotterbeutelratten.

Um dia, os Hotentotes prenderam um assassino (Attenteter), acusado de ter matado a mãe (Mutter) hotentote (Hottentottermutter) de um garoto surdo-mudo (Stottertrottel). Em alemão, essa mulher chama-se Hottentottenstottertrottelmutter; a seu assassino chamamos Hottentottenstottertrottelmutterattenteter. Puseram-no numa jaula de canguru (Beutelrattenlattengitterkotter), mas, incidentalmente, o preso escapou. Após iniciarem a busca, logo vem um guerreiro Hotentote gritando:

— Capturamos um assassino (Attenteter).

— Qual?, pergunta o chefe indígena .

— O Lattengitterkotterbeutelrattenattenteter, comenta o guerreiro

— Como? O assassino que estava na jaula de cangurus coberta de tela?, diz o chefe dos Hotentotes.

— Sim. O Hottentottenstottertrottelmutteratenteter (assassino da mãe do garoto surdo e mudo), responde a duras penas o indígena.

— Droga! — diz o chefe — você poderia ter dito desde o início que havia capturado o Hottentotterstottertrottelmutterlattengitterkotterbeutelrattenattenteter (assassino da mãe do garoto surdo-mudo que estava na jaula de cangurus coberta de tela).

Com este exemplo, vê-se que o Alemão é facílimo…”

Pregado no poste: “Fiquem bonzinhos; se não, dona Izalene muda de idéia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *