Conselheiro Bargas

Decadência.

Sonho de cidade do interior era ter fábricas, cinemas, edifícios, lojas – uma tentou tanto uma filial das ‘Casas Pernambucanas’, mas desistiu e abriu a ‘Máquinas Pernambucanas’, de beneficiar arroz… Depois, a pedição foi para o governo do Estado: mais escolas, bibliotecas, estrada asfaltada, ramal da linha do trem. Bons tempos. Cidade grande tinha prédios, Casas Pernambucanas, trem, cinema, asfalto e, glória, máxima glória!, Lojas Americanas.

A degradação forçou prefeitos a mendigar ambulâncias, pronto-socorros, hospitais, febens, manicômios. Eu vi o prefeito da mesma cidade que sonhava com as Casas Pernambucanas, Lutécia, implorar um presídio feminino, “porque a lei manda a cidade que tem cadeia de mulher ter médico morando nela…”. Espantoso.

Lavínia, na região de Araçatuba, merece a taça: tem cinco mil habitantes mais três mil presos em quatro penitenciárias. É como se Campinas tivesse uns 400 mil habitantes puxando cadeia. E o prefeito quer mais! Disse que quanto mais presos, mais visitas para agitar o comércio e girar a roda da economia do lugar! Não acredito, o Brasil já foi pro inferno!

O repórter Bargas Filho alerta esse alcaide:

  1. Não é só a família que visita preso; parte da quadrilha, também.
  2. Quadrilheiros vão se instalar na cidade, abrindo botequim, mercadinho, instalando boca de fumo…
  3. Em dia de visita pode acabar até a água da cidade.
  4. A prefeitura terá de fazer um pátio para receber ônibus como a de Aparecida faz com os romeiros.
  5. Gente estranha começa a freqüentar o lugar e logo rebeliões acontecerão nos presídios.
  6. Começarão os furtos e roubos de carros, invasão de residências, assaltos…
  7. Jovens da cidade e de fora se contaminarão por grifes reluzentes e comportamentos suspeitos e a cidade sofrerá suas primeiras arruaças.
  8. Crianças perguntarão em casa: “Mãe, o que é estupro?”; “Pai, me convidaram pra vender pedrinhas e trouxinhas. O que é isso?”
  9. Quando seqüestrarem alguém da família dele, por descontentar algum cúmplice de preso; quando explodirem o carro do prefeito ou invadirem a casa dele, fazendo a família refém…
  10. Ele se arrependerá de achar que cadeia gera riqueza.

Pregado no poste: “Lulla foi à posse de Evo em avião de carreira?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *